sexta-feira, 11 de abril de 2008

Literatura tântrica

Para quem gosta de conhecer mais e melhor aqueles segredos místicos das Culturas da Índia, aqui vai uma dica. No mês de julho, dias 19 e 20 (um final de semana) estarei ministrando um curso sobre uma obra curiosa da literatura tântrica. As informações seguem abaixo. O texto foi escrito originalmente em Sânscrito e é muito interessante - mesmo.

O Yogavishaya de Minanatha
Uma Síntese do Universo do Hatha Yoga

Esta obra surpreendente, de autoria atribuída a Minanatha fundador mítico da linhagem tântrica Kaula, se propõe a elucidar a visão Natha sobre o Yoga em apenas 33 linhas de texto. Longe de decepcionar o leitor atento, no entanto, seu autor usa a linguagem cifrada do Tantra para desafiá-lo a fazer a descoberta de uma vida. Seu título sânscrito, “Yogavishaya”, significa “o objeto do Yoga”, ou seja, é uma obra que tem a pretensão de revelar o caminho secreto que os Nathas deveriam trilhar para realizar essa prática. É esse segredo dos criadores do Hatha Yoga que o autor sugere estar oculto por trás de cada palavra desse documento. Para que ele apareça, sua leitura precisa mergulhar para muito além das enigmáticas palavras que enxergamos em sua superfície.

Minanatha, ou Matsyendranatha, teria sido supostamente o guru de Gorakshanatha, mas também foi o inspirador da escola tântrica Pratyabhijña, da qual fazia parte Abhinavagupta, criada na Cachemira décadas antes do surgimento do Hatha Yoga.

Duração: Um final de semana.
Dias 19 e 20 de julho de 2008, das 9:00 às 17:00
R$ 150,00
Material de apoio: apostila
Local: Centro de Estudos de Yoga Narayana. Tel.: (11) 3826.5549

Nenhum comentário: